8.5.15

Tour Curitidoce, 2015

O mês de abril prestigia o nascimento e a presença de pessoas muito queridas na minha vida e até mesmo a minha própria aterrissagem a este mundo. Apesar disso, foram poucas as primaveras - ou outonos? - que pude ou quis comemorar de verdade, entre períodos de rebeldia, falta de amor próprio ou apenas experiências desagradáveis.

Contudo, desde que este ano começou, senti uma vibe diferente dentro de mim, uma autoconfiança que lamentavelmente nunca tinha provado nos anos anteriores. Você já se sentiu empoderado para fazer a sua vida melhor? É o que tenho sentido. Em vez de sentir pena de mim mesma de novo, tive grandes oportunidades de criar novos e lindos momentos para mim e para todos que me fazem feliz. 💡

Nessa vibe, tomei coragem de convidar duas das minhas melhores amigas para me acompanharem na comemoração do meu aniversário - e, de quebra, de uma delas também - num tour gastronômico meio recente e cheio de gostosuras: o Tour Curitidoce! O nome já dá a dica, mas é um passeio guiado em que visitamos algumas das melhores docerias de Curitiba, todas nas imediações da Praça da Espanha, reinaugurada há poucos meses, depois de um longo tempo em reformas.

Foto: Tour Curitidoce @ Facebook

O ponto de encontro era o chafariz da Praça da Espanha, mas demoramos um pouco para perceber onde o bendito estava, primeiro porque nunca fomos lá e segundo, porque não estava "ligado" na hora - "cadê a água jorrando?". Felizmente, tínhamos chegado cedo e aproveitamos esse intervalo para trocar nossos presentes. Obrigada, meninas, adorei tudo! 💙

Foi na hora das instruções, marcada pela chuva chatinha, que conhecemos a organizadora do Tour Curitidoce, a Ledinara - blogueira do Férias NOW! e adoradora incondicional de Nutella - e a Melissa, que fez os registros de todo o passeio. Com os nossos guarda-chuvas orgulhosamente abertos, tiramos nossa primeira foto juntos e partimos em direção à nossa primeira parada.

Bazar Doce Pâtisserie


Foto: Dani's Wonderbox

Foto: acervo pessoal

Foto: Dani's Wonderbox

O Bazar Doce Pâtisserie é uma confeitaria fofa que nos ofereceu brownies muito gostosos para degustação. Eram "apenas" os melhores brownies de Curitiba, segundo a Ledinara, feitos com chocolate belga 70% cacau.

A loja também se orgulha dos doces franceses fresquinhos, das empadas e de suas semanas temáticas, nas quais apresentam menus especiais: na semana em que fomos, por exemplo, o tema era sonhos, mas já houve a semana do morango, dos doces americanos e até das "delícias da vovó"!

Foto: Tour Curitidoce @ Facebook

Foto: Tour Curitidoce @ Facebook

Bazar Doce Pâtisserie
Al. Presidente Taunay, nº 316 - Batel
Tel: (41) 3093-9808
Site | Facebook | Instagram | TripAdvisor

Espresso 2222


Foto: acervo pessoal

Foto: acervo pessoal

A segunda parada foi na cafeteria Espresso 2222, onde fomos recebidos pelo barista Bruno Goy. Antes de entrarmos, ele nos explicou a proposta da loja: oferecer o melhor café, com um cardápio enxuto, receitas originais e preços justos.

Provamos pedacinhos cremosos e saborosos de palha italiana, mas o espaço era pequeno, então o grupo não pôde ficar junto lá dentro por muito tempo. Segundo uma entrevista para a seção Bom Gourmet do jornal Gazeta do Povo, o Bruno justificou o tamanho como uma forma dos clientes terem um contato mais direto com o barista.

Havia ainda uma arte de trem em uma das paredes e, afixada na outra, um cardápio extra grande para ninguém botar defeito. "Mas por que um trem?" - porque o nome da cafeteria homenageia uma música do Gilberto Gil, a "Expresso 2222".

Foto: acervo pessoal

🚧 UPDATE: Infelizmente, a Espresso 2222 fechou as portas no final de maio de 2015.

Cuore di Cacao


Foto: Dani's Wonderbox

Foto: Tour Curitidoce @ Facebook

Vai soar meio sedentário, mas chegar à terceira parada exigiu um pouquinho dos nossos dotes atléticos por estar numa ladeira um pouquinho íngreme. A sorte é que era no comecinho, hehe!

Exploramos, então, as maravilhas da Cuore di Cacao, onde nos ofereceram uma xícara de chocolate quente deliciosa e pedaços dos seus meio-ovos de Páscoa, com sabores pra lá de exóticos: caramelo balsâmico e banana com canela! O primeiro pode assustar por ter mesmo vinagre balsâmico, mas se revelou uma surpresa muito gostosa. Vale a pena experimentar!

Foto: acervo pessoal

A loja foi fundada por duas irmãs que seguiram rumos profissionais bem diferentes - uma é designer, a outra é chocolatier -, mas acabaram juntando suas habilidades tão bem que são um sucesso há mais de onze anos. Referindo-se ao seu chocolate como "Ouro Negro" (ou apenas O.N.), a Cuore se destaca pela alta qualidade dos produtos, além de seus bombons com desenhos delicados feitos de manteiga de cacau.

Foto: Dani's Wonderbox

Cuore di Cacao
Rua Fernando Simas, nº 347 - Batel
Tel: (41) 3014-4010
Site | Facebook | Instagram | TripAdvisor

🚧 UPDATE: A Cuore di Cacao abriu nova loja, na mesma rua, em setembro de 2015!

Cosí Caffè


Foto: acervo pessoal

Foto: acervo pessoal

Nossa quarta parada foi na Cosí Caffè. Vendo apenas a fachada, não sabia bem o que esperar da loja, mas qual não foi minha surpresa quando entrei: sabe casa de vovó? Então!

Embora seja uma loja com vários ambientes, o aconchego nostálgico é garantido pela decoração com móveis de madeira, estantes de metal com arabescos e muitos doces, geleias e biscoitos para tudo que é lado, embalados delicadamente. Uma graça mesmo! 💙

Foto: acervo pessoal

Foto: acervo pessoal

A Rose Petenucci, uma confeitaria famosa aqui em Curitiba, ficava nesse local, mas a dona teve de vender e agora a loja está no Pilarzinho. Todavia, além de preservar a decoração da antecessora, a Cosí Caffè tornou-se uma revenda dos seus doces e biscoitos, para a alegria dos clientes da casa.

Foto: acervo pessoal

Foto: Dani's Wonderbox

Ah, sabe a decoração toda que eu mencionei? Se você prestar atenção, vai perceber que é possível comprar tudo, se quiser! Além das guloseimas, a loja ainda tem um café e um wine bar, com direito a um deck externo bem charmoso. Super recomendo para comprar lembrancinhas e presentes aos parentes e amigos formigões de plantão!

Cosí Caffè
Rua Saldanha Marinho, nº 1560 - Batel
Tel: (41) 3024-8215
Site | Facebook | TripAdvisor

Bacio Gelato


Foto: acervo pessoal

Foto: acervo pessoal

Já fazia muito tempo que eu queria conhecer o Bacio Gelato e enfim consegui, com a nossa quinta e última parada do passeio! Fomos recepcionados com um frapê de gelato de coco com canela e trufas gostosas, recheadas com gelato - a minha era de avelã. Além disso, podíamos pegar provinhas dos gelatos expostos na vitrine, que estavam de encher os olhos!

Foto: acervo pessoal

Foto: acervo pessoal

A loja foi criada por um casal que, numa viagem à Itália, apaixonou-se pela ideia de fazer todo tipo de sobremesa com o legítimo gelato e estava ansioso para trazer essa novidade ao Brasil. Ah, e gelato não é a mesma coisa que sorvete, hein? 💡 Gelato é feito no mesmo dia com ingredientes sempre fresquinhos e, por isso, não tem conservantes, além de ter menos gorduras e açúcares.

Como se não bastassem essas sobremesas lindonas, a Bacio ainda oferece sabores bem inusitados de gelato, tais como abacaxi com gengibre, Whey e zabaglione (feito com vinho marsala). Há ainda boas e deliciosas opções para celíacos e intolerantes a lactose!

Bacio Gelato
Al. Doutor Carlos de Carvalho, nº 1166 - Batel
Tel: (41) 3223-6423
Site | Facebook | Instagram | TripAdvisor

Ah! Embora este fosse o final do passeio, ainda recebemos uma trufa de chocolate bem cremosa da Beatriz Arte e Confeitaria, que não faz parte do circuito do Batel, mas trabalha com encomendas. E, para fechar com chave de ouro, ganhamos balinhas de corações como uma delicada lembrancinha do passeio!

E então, aprovado?


Mais que aprovado! Recomendo demais esse passeio, tanto para quem é curitibano e desconhece essas lojas, como também para quem vem de fora e nem imagina que Curitiba possa ter esse potencial gastronômico. Tem gente que pode não gostar do fato de ter de caminhar um pouquinho, mas as lojas ficam próximas umas das outras e dá para circular de boas.

Desde o meu passeio em 2015, a Ledinara já expandiu os horizontes do Tour e agora tem novas opções: há passeios noturnos pelas lojas nos arredores da Praça da Ucrânia, que fica no Bigorrilho; o também noturno Tour Curitidrinks, que foca em bebericadas alcoólicas e petiscos pelas lojas da Praça da Espanha; e o Tour Curitidoce Avelã, para se empanturrar de sobremesas feitas de Nutella.

E aí, já quer passear com a Ledinara por essas docerias? Então, vai lá na fanpage do Tour Curitidoce para falar com ela inbox, pague certinho o valor do passeio e separe mais alguns bons trocados para fazer mais comprinhas saborosas!

Foto: Tour Curitidoce @ Facebook

Bônus: Vlog


Aproveitando o programa diferente, minha amiga Dani gravou um vídeo sobre o Tour Curitidoce para o seu blog, Dani's Wonderbox!


É verdade que estou ali junto, mas minha função está mais para a de papagaio de pirata - e muito dos lesados! Perdão por não ter ajudado muito, Dani... Sorte que a nossa amiga Miwa estava lá para salvar o dia! 💙

Tour Curitidoce
Organizadora: Ledinara Batista
Duração: cerca de 3h
Mais informações: Site | Facebook

Postar um comentário

O Blog tem Instagram » @subindonolustre

© Subindo no Lustre. Design by Fearne.